11 de maio de 2007

Tijuca: Império vs Unidos


Desde criança moro na Tijuca, próximo ao Morro do Borel e Morro da Formiga. Durante muitos anos, haviam grupos criminosos inimigos nas duas favelas e os tiroteios eram frequentes. Mas como aqui não é coluna policial eu vou falar é de Carnaval, já que na década de 80, acontecia um fato curioso aqui no bairro. A Unidos da Tijuca (escola do Morro do Borel) e a Império da Tijuca (do Morro da Formiga) viviam se alternando no Grupo Especial. Como as duas agremiações não aspiravam ao título a briga mesmo era pra ver quem ia cair.

Em 80, ambas estavam no Grupo I-B e a Unidos conseguiu subir pro I-A. Em 81 a Império ganhou no I-B e em 82 as duas desfilaram juntas no I-A. Nos anos seguintes, ora uma caía ora a outra subia. Em 87 a Império desceu do Grupo Especial e a Unidos ganhou no B se credenciando para desfilar em 88 no Especial. A partir desse ano a Unidos da Tijuca começou a se estruturar melhor e se manteve no Especial, voltando a cair somente 10 anos depois em 98. Mas foi só um acidente de percurso e ela retornou rapidamente ao Especial em 2000. A Império da Tijuca, por sua vez, só conseguiu subir para o Especial em 96 mas caiu pro Grupo de Acesso nesse mesmo ano, e desde então vem enfrentando muitas dificuldades financeiras para fazer um bom papel no grupo de elite.

Eu presenciava essa "guerra" particular entre as duas escolas no dia da apuração. Quando a Unidos permanecia no grupo principal era aquela festa no Morro do Borel e nas redondezas com direito à fogos de artifício e carros buzinando na rua. Se ouvia também alguns tiros, mas eram apenas pessoas que estavam muito felizes. Se a Unidos se mantinha no Especial e a Império descia então, a festa era maior ainda. Do outro lado, acontecia a mesma festa por parte do pessoal do Morro da Formiga quando a Império ficava no Especial e a Unidos caía. Enfim, eu acompanhava esse sobe e desce e achava muito interessante ver as manifestações locais.

A Unidos da Tijuca nos últimos anos tem feito belos carnavais, alcançando 2 vice-campeonatos em 2004 e 2005 e a Império da Tijuca parece que aos poucos vem se reestruturando. A escola foi campeã do grupo de Acesso B em 2006 e com um belo desfile conseguiu permanecer no Grupo A em 2007. As duas favelas, ao contrário de outros tempos, atualmente pertencem à mesma facção criminosa. Quem sabe as agremiações não unem suas forças e em breve poderemos ver as duas escolas tijucanas juntas no Grupo Especial? Sonhar não custa nada. Mas isso já é outro samba...

Nenhum comentário: